quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dicas para fazer cupcakes (economic style)

Os cupcakes estão na moda
 
Aqui vão algumas dicas que me pareceram úteis quando decidi fazer alguns pela 1ª vez.

Ora bem, cupcakes são queques, com cobertura por cima e decorações o mais variadas possíveis.

Para ter resultados perfeitos e sem derrames vamos precisar de umas formas metálicas para queques ou um tabuleiro de vários orifícios.

Depois precisamos de formas de papel existem algumas muito económicas também no Jumbo e no IKEA em dois tamanhos, baixas e altas, que se adaptam às formas metálicas.

Também existem em casas especializadas que vendem artigos de pastelaria muitas outras opções, mas também mais dispendiosas.


cupcakes de cenoura com cobertura de chocolate branco e queijo philadelphia


Nesta imagem usei as formas metálicas e as formas de papel do Jumbo, com as do Ikea ficariam mais finos e altos.
 
Para a massa dos queques têm várias opções, ou escolhem uma receita de cupcakes, como por exemplo  cupcakes de mirtilhos da Vaqueiro Receitas
 
Ou escolhem a vossa receita preferida de bolo (bolo de iogurte, bolo de chocolate, bolo de cenoura) e em vez de usarem uma forma grande, dividem pelas de queques até meio mais ao menos.
 
Isto resulta igualmente bem, não tem de ser uma receita de queques, normalmente uma receita de bolo dá entre 12 a 16 queques. 
 
A diferença principal é o tempo de cozedura que é muito inferior cerca de 15 minutos no forno a 180º, portanto requer um olhar atento e um palito á mão.
 
Depois vem a parte importante que é a cobertura.
 
Têm duas opções , uma é derreter chocolate com um pouco de natas e barrar em cima dos queques, ou fazer uma cobertura com algum volume, que na minha opinião fica muito mais giro como nas receitas que seguem abaixo.
 
 
Cobertura de chocolate branco com queijo philadelphia
50 g açúcar em pó
80 g chocolate branco
50 g manteiga
300g queijo creme (philadelphia)
30g sumo laranja
 
Partir em pedaços pequenos o chocolate branco, acrescentar a manteiga e derreter em banho Maria ou no microondas na potência 600w em intervalos de 30 segundos e ir mexendo.
 
Numa batedeira coloque o chocolate derretido, o queijo, o sumo de laranja e o açúcar reservado e misture tudo até os ingredientes ficarem todos bem envolvidos.
 
Pode decorar os queques já frios e levar 15 minutos ao frigorífico ou guardar a cobertura no frigorífico num saco de plástico fechado, ou numa caixa de plástico hermética e utilizar no dia seguinte.
 
Para decorar, como eu estava com pressa a fazer estes queques, cortei a ponta do saco de plástico e decorei mesmo assim, ou podem transferir para um saco de pasteleiro para um acabamento mais perfeito.
 
Esta cobertura fica deliciosa e podem utilizar outros chocolates que resulta de igual modo.
 

 

A cobertura americana super famosa que estamos acostumados a ver em imagens como esta é:
 
Buttercream frosting ou creme de manteiga 
1/3 chávena de manteiga sem sal à temperatura ambiente
4 chávenas de açúcar em pó
1 colher de café de aroma de baunilha
2 a 3 colheres de sopa de natas
 
Bater a manteiga com o açúcar até ficar bem consistente.
 
É muito importante a manteiga estar mole, mas não derretida, colocar um pano por cima ou ir mexendo no inicio devagar, senão o açúcar levanta voo e ficam com tudo branco.
 
Acrescentar a essência de baunilha e com a velocidade média, adicionar uma colher de natas de cada vez e verificar a consistência.
 
Aqui está um vídeo para esta receita
 
Para decorar podem barrar os queques, ou utilizar um saco de pasteleiro, se quiserem dar um toque especial, em ambas as coberturas, como são brancas podem colocar uma gotas de corante alimentar.
 
Esta segunda receita fica mais barata que a primeira, mas também é mais calórica.
 
Para toppings há muitas opções, raspas de chocolate, confetis, rolinhos, corações, estrelas, alfabeto, nuvens, amêndoa torrada, etc..
 
Também fica bonito uma framboesa, ou metade de uma noz em cada um e polvilhar com cacau em pó.
 
São simples de fazer, económicos e um excelente meio de canalizar a criatividade.
 
Os vossos filhotes sem dúvida que agradecem o esforço.

Se ainda forem pequeninos para vos ajudar na cozinha, podem sempre treinar com estes cupcakes da LEGO
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário